quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Melhor coxinha do mundo

E mais uma vez estamos aqui, beirando sexta-feira para mais uma jornada gastronômica e aqui quem fala é a Ci.

Domingo passado tive a visita da minha mãe e do meu pai. Como não os vejo sempre, pois moram em outra cidade, minha mãe aproveita pra trazer as comidinhas dela, que ela sabe que eu adoooro.

Uma das coisas fáceis de trazer e que eu gosto muito, é a coxinha de frango dela... Meeeoodeos, o que é aquilo?? Não é porque é da minha mamis não, mas é a melhor coxinha que eu já comi. Bom, eu sei que isso varia de gosto pra gosto, mas pessoalmente,  ao meu ver, é perfeita. Bom, tirando o fato de que ela é uma fritura, né. Mas de vez em quando poooode.

É muito boa, não é aquela massa salgada feita de farinha, como a gente está acostumado a comer muitas vezes em bares ou padarias (e não que não sejam boas também). Essa coxinha tem um sabor suave da massa de pure de batata (sem exageros no sal) e do frango desfiado, devidamente temperados.

A dona Cida gentilmente nos cedeu sua receita e aqui estou postando, vamos lá (foi difícil conseguir a receita, até porque ela disse que não tem uma medida exata, ela faz no "olhômetro")


Massa


- 8 batatas médias
- 2 colheres (sopa) de manteiga ou margarina
- cerca de 3 xícaras de farinha de trigo
- sal, ajinomoto e pimenta
- leite e farinha de rosca para empanar a coxinha

Descasque e corte as batatas em cubos e cozinhe até dar o ponto do garfo entrar facilmente. Amasse as batatas, com garfo ou espremedor e acrescente a margarina, os temperos e a farinha aos poucos, até dar o ponto de poder abrir e enrolar a massa.

Recheio

- 1 peito de frango cozido e desfiado
- 1 tomate maduro picado em cubos
- 1 cebola média
- temperos: sal, cheiro verde, pimenta, ou que você quiser - eu particularmente adoro por orégano em tudoo XD
- Requeijão (opcional)

Refogue a cebola, o tomate, o frango e os temperos. Se você quiser dar uma corzinha, pode acrescentar duas ou três colheres de polpa de tomate.

Cuidado se optar por rechear com o requeijão junto, pois é fácil do creme sair pelas laterais.


Abra a massa e recheie. Você pode optar por acrescentar ou não mais farinha durante o processo, para facilitar o manuseio da massa. Passe no leite e na farinha de rosca e frite em óleo quente.

3 comentários:

Andarilho disse...

Ah, por mais que a receita seja gostosa, eu prefiro comprar uma meia boca do que fazer. Porque se eu fizer, tb vai sair uma droga

Guto de Oliveira disse...

Eu conheço bem essa coxinha e posso dizer que é a melhor coxinha que já comi ... muito boa mesmo ... hehehe ... ainda mais com uma pimentinha hummmmmmm ... PERFEITA

juliana abe disse...

=O
tb keru comerrrrrrrr
eu amo coxinha do fundo da minha alma
mas eu sou mto preguiçosa pra fazer algo desse naipe....
axo q vo encomenda umas ^^