segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Torta de Atum


Para estrear os salgadinhos, aqui vai um clássico da Jujuba! Sim, porque o cardápio dela não é muito variado, mas o que ela sabe fazer, ela faz bem! He he he
Esta torta de atum aprendi com a minha mami, que também não tem um cardápio muito variado hehehe, mas pelo menos esta torta fica ma-ra!
Esta receita é para uma forma retangular de 21x30 cm, mais ou menos.

Para massa:
  • 3 ovos
  • 1 xíc de óleo
  • 1 1/2 xíc de leite
  • 13 colheres de sopa de farinha de trigo
  • 1/2 xíc queijo parmesão ralado
  • 1 colher de sopa cheia de fermento
Para a massa, bata os líquidos no liquidificador e depois junte o queijo ralado, o fermento e a farinha colher por colher, aos poucos com o liquidificador ligado (mas com tampa!)

Para o recheio:
  • 1 cebola picada
  • 1 cenoura ralada
  • 1 pacote/lata de milho e ervilha
  • 1 lata de atum ralado
  • um tanto de alho
  • massa de tomate Pomarola
  • caldo de galinha, orégano e outros temperos
  • maizena para engrossar


Para o recheio, refoge cebola e alho com um pouco de óleo. Junte umas 4 colheres de Pomarola, coloque um pouco de água e deixe ferver. Depois, junte o restante dos ingredientes, deixe cozinhar um pouco e tempere à gosto. Misture umas 2 colheres rasas de maizena com um pouquinho de água e coloque sobre o molho e deixe cozinhar até dar uma encorpada.


Para montar, vá jogando colheradas do recheio sobre a massa e dê uma mexidinha para que penetre(ui!) um pouco na massa.
Coloque no forno por uns 40 minutos no mínimo, em forno médio (180º). Por causa do recheio ser líquido, a massa tende a demorar um pouco mais para assar, portanto quando completar 40 minutos, dê uma espetadinha na parte da massa para ver se está assadinho ^^

5 comentários:

CintiaYamane disse...

tem uma cara otima a sua tortinha...
a massa é a mesma que eu faço, so que depois da 9ª colherada o meu liquidificadorzim não da conta, ai tenho que mexer com a mão... opa, kero dizer com a colher XD

esse recheio ai, vc so joga por cima??? mas por ser liquido, depois de um tempo no forno ele endurece??

Guto de Oliveira disse...

heeeeeeeeeeeeee ... a essa hora eu vejo umas coisas dessas e tenho que me conformar e ir pra cozinha comer pão com manteiga ... qm mandou não prestar atenção nas aulinhas de culinária da cici u_u ... bjoooooos

Andarilho disse...

Nessas horas dá vontade de fazer uma coisinha assim.

Não, mentira, eu sou preguiçoso.

juliana abe disse...

o recheio fica firminho em cima, cremoso, mucho delicia e saudavel, por ser de atum heheheh
eee andarilho, se eu sou capaz de fazer, qualquer um eh ^^
ateh o guto ¬¬

CintiaYamane disse...

se usar atum light fica mais saudavel pq akele óleo todo onde ele é embebido, na versão light ela é aguada, menos forte =D

o guto nao tem liquidificador >_<